As 5 dicas matadoras para vender muito mais no Natal

Algumas épocas do ano são propícias para vender muito mais do que nas outras, e datas comemorativas são um exemplo disso. Aniversários, Dia das Mães e Dia dos Pais, por exemplo, são datas em que as pessoas estão em busca de presentes para as pessoas que amam.

Para comerciantes, datas como essas são grandes oportunidades para vender muito, sejam os mesmos micro ou pequenos empreendedores.

Em nosso contexto atual, a data comemorativa mais esperada do ano está muito próxima: o Natal. Esse é o momento em que as pessoas estão em busca de presentes para seus familiares e amigos. Portanto, esse é o momento perfeito para vender.

Por esse motivo, é de extrema importância se atentar aos truques utilizados para atrair os clientes para o seu negócio. Feito isso, você poderá vender mais produtos, além de criar um relacionamento de confiança com seus compradores.

Aproveite esse Natal para impulsionar suas vendas e adquirir novos clientes. Para isso, siga as 5 dicas a seguir:

1. Atendimento de qualidade e diferenciado

Pelo fato de muitas pessoas procurarem por lojas e por presentes no mês de dezembro, por conta do Natal, o número de vendas aumenta consideravelmente. Diante de situações como essa, nem todos os negócios têm estrutura para atender uma grande demanda de pessoas. Seja através de plataformas digitais ou de estabelecimentos físicos. Por conta disso, os mesmos podem perder clientes, consequentemente perdendo dinheiro.

Portanto, é muito importante se preparar para garantir que os seus clientes sejam capazes de realizar suas compras de forma rápida e efetiva. Deste modo, você deixa os mesmos satisfeitos, garantindo muito mais lucro para o seu negócio. Ofereça-os atendimento personalizado e de qualidade.

2. Induza-os à novas compras 

Mesmo que um cliente vá ao seu estabelecimento buscando por determinado produto, é importante que o vendedor levante outras hipóteses de compra. Por exemplo, se a pessoa compra um tênis, por que não comprar meias também?

São coisas que às vezes os clientes nem estavam pensando, e, quando você sugere, acabam concordando. É importante saber adotar uma postura que vai ajudá-lo a vender mais e a negociar de maneira efetiva.

3. Preços flexíveis e diversidade de pagamento

É muito importante ter preços mais flexíveis nessa época do ano, pois é um momento no qual as pessoas gastam muito dinheiro. Por conta disso, estão dispostas a economizar o máximo possível, e se você obtiver bons preços, seus clientes comprarão mais.

Além disso, é interessante permitir que eles parcelem seus pagamentos sem juros, para que assim possam pagar aos poucos, não acumulando dívidas.

Outra estratégia interessante e que funciona muito bem são os combos de compra. Ofertas do tipo “leve 3 e pague 2” podem ser bastante chamativas, aumentando a quantidade de vendas.

Porém, é importante entender a situação em que seu negócio se encontra. Assim, você não diminui muito seus lucros e nem comete erros ao fazer a gestão de estoque.

O fundamental é saber que, tendo preços e formas de pagamento acessíveis, é muito provável que os clientes irão adquirir cada vez mais itens. Consequentemente, gerando mais lucro para você.

4. Utilize recursos apelativos

Para aumentar suas vendas, você deve fazer com que seus clientes em potencial se sintam atraídos pelos seus produtos ou serviços. Pensando nisso, qual é a melhor forma de estimulá-los a comprar do que no Natal?

Principalmente através das redes sociais, é possível emocionar os clientes, falando sobre a fraternidade e o espírito do Natal, estimulando-os assim a adquirirem seus produtos e serviços.

Outra dica é investir nas embalagens dos itens de Natal, que devem ser sempre bem decoradas e com um visual agradável.

5. Mantenha uma relação pós-venda com o cliente 

É importante pensar no futuro, portanto, mesmo após as vendas natalinas, é interessante manter o seu relacionamento com os clientes. Para que isso seja possível, é necessário ter os dados dos mesmos anotados, de preferência, em um software CRM. O mesmo ajudaria muito com a praticidade e organização.

Ter uma lista de e-mail contendo os e-mails desses clientes também é um grande ativo. Assim você pode ir nutrindo esse relacionamento com mensagens periódicas. Além disso, através dessa mesma estratégia, é possível divulgar itens e novidades, despertando a vontade da pessoa de comprar de você.

É importante compreender que o Natal é uma época na qual você irá vender mais, porém não é a única data do ano. Por isso, invista em estratégias eficientes durante todo o ano, principalmente no último mês.

 

Leia também: As melhores estratégias de venda com foco no cliente

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