CRM e ERP – Qual usar no meu modelo de negócio?

Ao abrir uma empresa, como empreendedor, é muito importante que você se informe sobre quais soluções são importantes adotar em sua empresa. A falta de informação sobre esse aspecto é um erro que muitos ainda cometem.

Tanto o ERP quando o CRM são sistemas que ajudam a organizar o seu negócio cotidianamente. É bastante relevante saber quais são as necessidades do seu negócio, para que assim, se possa buscar por soluções. Nesses casos, os sistemas de gestão podem ser muito úteis.

ERP

A sigla ERP, que em inglês significa Enterprise Resource Planning, é o mesmo que Planejamento dos Recursos da Empresa. Ou seja, um software ERP pode ser utilizado nos negócios de maneira que ajuda no planejamento e organização da mesma, como o próprio nome já diz.

Com o mesmo sistema você pode reduzir custos, integrar processos  operacionais e ainda fazer com que a gestão do seu negócio seja mais eficiente. A organização e praticidade são um grande ativo em uma empresa.

O ERP pode também ser responsável para garantir a ordem de seu controle financeiro, controle fiscal e contábil.

Resumindo, o ERP é o responsável por controlar diversas áreas e processos da empresa, podendo ser utilizado em negócios de qualquer porte ou segmento.

CRM

A sigla CRM, em inglês, significa Customer Relationship Management, ou seja, Gestão de Relacionamento com o Cliente.

O principal objetivo desse sistema, é ajudar a manter um acompanhamento que facilita a relação entre empreendedor e consumidor. Deste modo, também é possível analisar quem é seu público-alvo, quais são seus gostos, características, etc. Essa análise torna mais fácil conhecer o cliente, podendo utilizar essas informações para se aproximar dos mesmos e vender mais.

Assim, a empresa consegue manter um relacionamento de longo prazo com seus clientes, já que os nomes e dados do mesmo estarão sempre lá. Dessa maneira, conhecendo-os e fidelizando-os, a empresa passa a conhecê-los o suficiente para oferecer exatamente aquilo que precisam, no momento que precisam.

       Vantagens em utilizar um sistema ERP

  1. A gestão da sua empresa fica melhor;
  2. Proporciona uma boa saúde financeira para o seu negócio;
  3. Reduz os custos desnecessários, erros, retrabalhos e desperdícios;
  4. Otimiza a gestão de estoque, vendas e compras;
  5. Aumenta a produtividade, além de reduzir prazos de entrega.

Vantagens em utilizar um sistema CRM

  1. Você aumenta suas vendas, já que tem mais tempo para se dedicar a isso do que com organização de informações;
  2. Você tem um local para te lembrar de realizar ligações, enviar e-mails, entregas, dentre outras coisas;
  3. É um histórico de todas as interações com os clientes;
  4. É importante tanto para gerenciar o seu negócio quanto para conhecer melhor os seus clientes.

Como ambos seriam importantes para minha empresa?

Para gerenciar uma empresa, o ERP pode ser a opção ideal, já que com ele você organiza as informações do seu negócio em si. Com esse sistema, você também é capaz de observar sua saúde financeira constantemente, e, caso algo não esteja indo bem, você pode intervir.

Você também pode analisar o desempenho do seu estabelecimento, além de ter em uma única plataforma, diversas informações integradas.

O ERP, portanto, é utilizado com foco interno, tendo o mesmo como principal objetivo fazer a gestão de todas as informações internas que fazem parte do seu negócio de forma automatizada.

O CRM, em contrapartida, foca principalmente nas vendas, sejam as mesmas de produtos ou de serviços. Ele é uma boa aposta caso você queira ir atrás de clientes, fechar novos contratos ou até mesmo fazer acompanhamento de vendas.

O software CRM é voltado para setores comerciais, ou seja, quem é de marketing ou de vendas, acaba fazendo maior proveito do mesmo em relação às outras áreas. Para estabelecimentos físicos também pode ser uma ótima opção.

Concluindo, tanto o CRM quanto o ERP são muito importantes e ajudam na realização da gestão empresarial. Portanto, por possuírem suas diferenças e focos diferentes, podem e devem ser utilizadas em diferentes ocasiões. Apesar disso, nada impede um empreendedor de usufruir de ambas, os dois sistemas trabalham bem juntos.

 

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