As melhores estratégias de venda com foco no cliente

Quando se trabalha com marketing e vendas, o objetivo principal é vender cada vez mais. Para vender mais, é preciso saber algumas técnicas, como por exemplo, que uma boa oferta de compra é toda voltada ao cliente e não ao produto, como muitos ainda acreditam que seja.

Elaborar estratégias que mostrem como o que está sendo vendido é uma solução para um problema, é o gatilho que irá ajudar a impulsionar muito as suas vendas.

Revise as estratégias que você utiliza

Aposto que você já está cansado de saber que apenas oferecer um produto qualificado não é o suficiente para vender. Mas você sabe por quais motivos você perde vendas, mesmo quando você oferece ao cliente um atendimento que ao seu ver, é atencioso e personalizado?

Bom, talvez você não tenha sido hábil o bastante. A solução é: você deve ser capaz de entregar ao cliente exatamente aquilo que ele procurava.

Os vendedores geralmente são treinados e formados com a ideia de que o foco da venda deve ser no produto, e não no cliente. Isso faz com que os mesmos só se preocupem em vender a qualquer custo, fazendo do cliente só mais um número, só mais uma venda efetuada.

Quando isso acontece, é perceptível para o cliente que ele está sendo pressionado a comprar algo porque o vendedor quer ganhar em cima disso. Essa pressão afasta os clientes, o que consequentemente faz com que eles não comprem.

Você, como vendedor, deve conquistar a confiança deles, e convencê-los de que o que está sendo vendido será bom para ele de diversas maneiras. Nessa etapa, é importante que você seja transparente e sincero, desse modo, você ganhará mais credibilidade e confiança.

Portanto, mesmo que você seja atencioso, a venda só irá acontecer se o cliente quiser comprar. O que você pode fazer é usar as melhores estratégias voltadas a agradá-los. Além disso, mostre-os de maneira sutil o porquê aquilo será bom para eles.

Qual é o foco da sua venda?

Você se identifica com o vendedor citado anteriormente? Caso sim, esse é o momento de fazer algumas mudanças. O seu foco deve estar voltado ao alvo certo, que no caso, são seus clientes. Outro fator importante é a sua empresa também estar voltada para a maneira de vender correta, pois de nada adianta você ter a melhor estratégia sendo que a empresa em si não tem.

Nesses casos, processos internos devem ser ajustados para que uma nova abordagem, mais eficiente, seja colocada em prática.

1. Saiba quem são as pessoas que compram de você

O ideal seria que todo empreendedor conhecesse seus clientes, seus hábitos, desejos e histórico de compras. Mas na verdade, a maioria não possui sequer um cadastro de clientes em papel, e muito menos um software CRM responsável por organizar todas essas informações.

Você deve saber qual é o perfil das pessoas que procuram pela sua marca e pela sua empresa. A partir dessa informação, você consegue saber quem são seus clientes ideais, podendo tomar medidas para atingi-los mais facilmente.

2. Se adeque às características de seus clientes

Já que você fez com que todos na empresa acreditassem na eficácia das vendas com foco no cliente, você também pode deixar o mesmo saber que é a base de sua estratégia.

Como você conhece bem o seu cliente, você também sabe por onde ele prefere ser contatado. Esse é o momento de ser próximo dele, manter a afinidade de vocês e da sua estratégia de marketing.

Se o seu público-alvo é digital, sua ações também devem ser. Você pode contar com um blog, um site, com as redes sociais em geral e também com e-mail marketing. Atualmente é possível ter acesso a muitas ferramentas digitais baratas e de qualidade, que ainda podem te ajudar a trazer retorno financeiro.

Em contrapartida, se seus clientes são mais tradicionais, você pode atingi-los através de folders, panfletos, cartões de visita, em feiras e eventos. Acima de tudo, seja muito gentil e simpático.

Tanto no marketing quanto nas vendas, o cliente deve ser o seu foco principal. Não se esqueça disso.

3. Saiba contornar as objeções

Pode ter certeza que obstáculos sempre vão atrapalhar o seu negócio, reclamações, problemas com a venda, dentre outras coisas. Nenhuma estratégia de venda é perfeita, mas pode ser sempre aprimorada. Você irá lidar com falhas, prejuízos e muito mais. O mais importante, é que você esteja preparado e saiba lidar com essas objeções.

Você deve sempre buscar uma solução para o seu cliente, deixando-o sempre satisfeito. Caso não dê certo, continue tentando, seja persistente e dedicado para com eles.

Utilize um Call to Action no seu discurso

A expressão Call to Action, também conhecida como “chamada para a ação” em português, é o que o próprio nome já diz. A mesma consiste em poucas palavras usadas no modo imperativo para induzir o cliente a fazer algo. É uma estratégia muito utilizada no marketing digital.

O Call to Action é, basicamente, para dizer ao cliente o que você quer que ele faça. Frases do tipo: “Compre Agora”, por exemplo, são muito utilizadas. O impacto que essas frases causam mexem com o subconsciente da pessoa, ou seja, ela não para e pensa no que está sendo pedido, apenas o faz. É por esse motivo que pode ser tão eficiente.

Por fim, ajuste o seu foco

Bom, agora que você já sabe que a sua estratégia de venda deve ser voltada aos seus clientes e não à venda em si, você poderá se beneficiar muito. Se o seu foco ainda está centrado apenas no faturamento, você deve começar a fazer ajustes.

Primeiramente, comece a voltar os seus esforços a atender às necessidades do cliente, desta forma, você terá mais chances de fechar bons negócios, o que também pode ser bom para a imagem do seu negócio.

Quanto mais satisfeitos os seus clientes estiverem, mais vão falar bem de você. Consequentemente, suas vendas irão aumentar, portanto, aposte nessa estratégia agora mesmo.

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