Proporcione um atendimento personalizado para os seus clientes

Todo cliente deseja se sentir único e especial. Por esse motivo você deve oferecê-los um atendimento personalizado, que seja pessoal e que o faça pensar que é o cliente mais importante. Nenhum empreendedor tem dúvidas sobre isso, porém, é necessário aprender a como colocar isso em prática. Como proporcionar tal exclusividade para todos os meus clientes? É isso que esse artigo responderá.

Atendimento personalizado: um diferencial ou uma necessidade?

No modelo de negócio atual, apenas um bom atendimento deixou de ser suficiente. Hoje em dia é necessário mostrar um diferencial, oferecendo aos clientes não só o que eles querem, mas sim aquilo que os surpreende. Vá além das expectativas quando se trata de agradar as pessoas que trarão retorno financeiro para o seu negócio.

Além disso, você deve oferecê-los uma boa solução para seus problemas. Se você vende algo que não é útil para sanar um problema, você não irá adquirir retornos. Atualmente, não se vende mais um produto, e sim uma dor. Descubra quais são as dores do seu cliente, quais são os fatores que os incomodam, e desenvolva algo que seja capaz de resolver esse incômodo.

Portanto, se o seu cliente tem um problema, o seu compromisso é oferecer uma solução. Apenas assim você terá sucesso com as vendas. Caso você não o faça, irá perder os seus clientes para a concorrência.

A mudança no modo de fazer marketing

A maneira de vender atualmente não é nada parecida com a que era praticada antes. Sabe aquele vendedor chato que tenta te empurrar o produto a qualquer custo? Esse tipo de estratégia é falha, e exatamente por esse motivo não é mais efetivo.

O foco da venda não deve ser no produto. O vendedor não deve se preocupar em vender e nem em convencer o cliente de que o produto é bom. A estratégia mais eficiente é deixá-lo perceber por conta própria.

Encontre uma dor em comum entre um grupo de pessoas, crie uma solução para acabar com essa dor. Em seguida, você terá além de um produto/solução, um público segmentado. É para esse público que você irá vender. Mostre para as pessoas como aquilo pode resolver seus problemas, de maneira sutil, assim, quando ela perceber que aquilo realmente irá solucionar um problema, ela irá comprar.

O cliente não deve sentir-se pressionado a comprar. Você deve fazer com que a ideia de obter aquilo tenha partido dele mesmo. Então, o foco dessa venda deve ser todo e exclusivo no cliente, em fazê-lo sentir-se especial, em fazer com que ele decida comprar.

Unindo essa estratégia com o atendimento personalizado, você pode obter resultados que você nunca imaginou.

Como fazer que o meu atendimento seja personalizado?

Se até esse ponto você entendeu que o atendimento personalizado de fato é um grande ativo, então podemos seguir para a próxima etapa.

1. Segmentar seu público-alvo

Independente qual é o seu nicho, se você atua no comércio, indústria ou serviços. Indiferentemente se você trabalha virtualmente ou com um estabelecimento físico. O fator mais importante é conhecer quem é o seu público-alvo, já que isso aumentará potencialmente suas chances de sucesso.

Imagine o seguinte: 50% da população gostam de salgados, enquanto a outra metade, de doces. Então, você decide abrir uma doceria. Para quem você iria oferecer os seus doces? Com certeza para a metade que prefere doces do que salgados, certo?

É assim que funciona com o marketing. Os empreendedores oferecem seus produtos para aqueles que preferem ou precisam do tipo de coisa que eles fornecem. Ou seja, eles precisam conhecer as pessoas para quem estão vendendo, a ponto de saber que eles seriam possíveis clientes

2. Coletar informações sobre os clientes

Pelo fato de sua empresa ainda ser pequena, você não pode desperdiçar recursos. Mesmo que esse recurso seja seu tempo, você deve saber aproveitá-lo ao máximo, afinal, dentro de uma empresa, tempo é sinônimo de dinheiro.

Portanto, ao se aproximar de um cliente, o ideal é coletar seus dados, tendo todos os mesmos em uma ficha, ou melhor, mantê-los em um sistema de gestão.

É importante substituir o papel por sistemas online, já que controles manuais são difíceis de organizar e são ineficientes. Pelo fato de não conseguir categorizar suas informações, você terá dificuldades para localizar cadastros com precisão.

Uma ótima solução para isso, é fazer o uso de um software CRM, no qual remete a um banco de dados utilizado para armazenar informações coletadas sobre o seu público-alvo. É interessante possuir dados como: idade, histórico de compras, profissão, histórico de pagamentos, para que assim você tenha uma base sobre o tipo de pessoas que está lidando como um todo.

Deste modo, você consegue proporcionar uma estratégia de vendas mais direcionada à essas pessoas e às suas necessidades, o que é fundamental em um atendimento personalizado.

3. Valorize o relacionamento

Um erro muito grave e comum cometido por muitas empresas, é beneficiar apenas novos clientes, com o intuito de atraí-los para o fechamento da compra. Mas, em contrapartida, os clientes que compram há mais tempo são esquecidos. Isso não pode acontecer.

Os clientes que já compram com você a mais tempo se sentirão desprivilegiados, e a ideia é fazê-los sentirem-se únicos e especiais, já que eles trazem retorno para o seu negócio. Portanto, o interessante é sempre oferecê-los benefícios, como por exemplo, sorteios, brindes, ofertas, dentre muitas outras opções.

Se você conhecer bem o seu cliente, saberá com facilidade identificar uma solução que o mesmo veja como vantagem. Pense em agradá-lo, isso irá agregar valor ao relacionamento com o cliente, além de contar pontos para o nome do seu negócio.

4. A comunicação é importante

Acredito que tenha ficado bem claro que um atendimento personalizado não se resume apenas em automatizar o nome da pessoa nos e-mails automáticos, certo?

O mesmo se resume na maneira com que a empresa se dirige ao consumidor. Consiste na preocupação e no cuidado em que a mesma tem para fazer cada um deles sentirem-se os únicos.

Às vezes, é necessário responder prontamente os comentários negativos, ou até mesmo evitar respostas automatizadas. Além desses fatores, mantenha sempre valores como transparência e sinceridade.

Por último, outro aspecto muito importante, é a sintonia entre todos os funcionários. As atitudes citadas não são esperadas apenas do empreendedor, e sim de toda a equipe. O gestor é o grande responsável por fazê-los adquirirem esses valores e esse posicionamento, para que assim, seja possível alcançar o modelo desejado.

 

Leia também: As 5 melhores dicas para melhorar sua produtividade e administrar seu negócio

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