Por que é importante exigir Nota Fiscal?

Alguns estabelecimentos ao final da compra, perguntam aos clientes se os mesmos querem receber a Nota Fiscal. Pelo fato de ser um documento de papel, pode ser dispensado, mas não é o melhor a se fazer. Saiba agora o porquê.

Qual a finalidade da Nota Fiscal?

A Nota Fiscal é um documento de papel que é emitido ao final da compra de um produto ou serviço. O mesmo então, é uma espécie de comprovante da transação financeira entre clientes e comerciantes, contendo as características da ação. Data, valor pago, local, item adquirido e horário da compra são algumas das informações inclusas.

O estabelecimento utiliza um sistema eletrônico, onde então o mesmo pode realizar impressões do documento automaticamente, com todos os dados necessários.

Porém, apenas empresas registradas na Receita Federal podem emitir Notas Fiscais. Mas para isso é necessário ter um contrato social e registro na prefeitura. Então, a empresa pode pedir permissão para emitir tal documento online.

Por que a Nota Fiscal é importante? 

Quando, em algum estabelecimento, alguém pergunta se você quer receber a Nota Fiscal, você deve dizer que sim. Se você é uma das pessoas que dispensa o documento então você terá bons motivos para não fazer isso nas próximas vezes.

Um desses motivos é a importância jurídica dos mesmos, sendo uma comprovação das compras realizadas pelo consumidor de um vendedor específico. Então, qualquer problema que você tiver com o produto comprado, é possível assim recorrer ao Código de Defesa do Consumidor.

Outro principal motivo para ter a NF é o fato de a empresa pagar seus impostos. Deste modo, quando o vendedor te dá a opção de dispensar o documento, isso significa que ele não quer registrar a compra. Isso geralmente acontece quando o pagamento é em dinheiro, por exemplo, já que não há registro de cartão de crédito.

Um dos motivos pelos quais os impostos são tão altos para os empresários, é o fato dos estabelecimentos comerciais burlarem diversos impostos. Como resultado, isso também interfere diretamente no preço dos produtos.

Em suma, quando o estado não recebe devidamente o valor desses impostos, aumentam consequentemente a alíquota. O valor final dos produtos nas prateleiras então fica mais alto, afetando principalmente os pequenos empreendedores.

O que é arquivo XML de Nota Fiscal?

O arquivo XML é a versão digital da Nota Fiscal. O formato é usado para registrar as informações contidas no documento que é emitido ao vender um produto.

Diferente da DANFE, o XML não acompanha a mercadoria. Primeiramente, ele é apenas disponibilizado ao consumidor para consulta e armazenamento eletrônico.

NF-e e XML integrados com a sua empresa

O Virtuozo é claramente um sistema de gestão empresarial bastante completo e que fornece a emissão de NF-e e NFC-e além de fornecer a DANFE e o XML.

O melhor de tudo é que o sistema faz isso pelo melhor custo benefício do mercado, no qual te disponibiliza quantas emissões você quiser ao mês. Então, preste bastante atenção ao analisar os pacotes, já que outros sistemas parecidos cobram um valor mais alto por menos opções.

Além disso, oferece diversos outros pacotes diferentes e também o pacote completo mensal e anual. Não deixe de conferir os nossos planos porque são os melhores do mercado.

As demais opções, são fornecidas gratuitamente.  O fluxo de caixa, gestão de estoque e outras dezenas de funções são pensadas para auxiliar você e a sua empresa da melhor maneira possível e sem cobrar nada.

 

Leia também: Por que emitir Nota Fiscal Eletrônica?

Publicações Relacionadas
Por que emitir Nota Fiscal Eletrônica?
Nota Fiscal Paulista: o que é e como funciona?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Your Name*
Your Webpage