Evite cometer estes 5 erros ao controlar suas contas

Não se preocupe, é normal que você tenha dúvidas sobre como controlar as contas que você tem a pagar e a receber devidamente. Porém, essas dúvidas podem te causar problemas, refletindo diretamente no controle do seu fluxo de caixa diário. Por esse motivo e outros, esse artigo foi feito especialmente para instruir você sobre como fazer isso da maneira correta.

Assim, você garante que a saúde financeira do seu negócio fique bem, enquanto ao mesmo tempo, impulsiona o seu empreendimento. Leia agora os erros mais comuns que você comete ao administrar o seu dinheiro, para que assim, possa evitá-los.

1. Não se atentar às contas que tem a receber

Você deve prestar atenção ao valor que você tem a receber de seus clientes. Anote o quanto lhe devem e quando irá receber dos mesmos, assim você se organiza melhor, podendo tomar decisões com maior clareza.

Saber quem paga as dívidas em dia é uma boa forma de reconhecer os melhores clientes. Busque fidelizá-los, proporcionando relacionamentos duradouros com os mesmos.

2. Não monitorar os vencimentos das contas

Para fazer um controle de contas eficiente, é fundamental realizar o monitoramento das datas de vencimentos dos pagamentos. Deste modo, você evita ter que pagar multas, o que iria gerar despesas extras, que você não está habituado a pagar.

Caso isso aconteça, você deverá gastar dinheiro que poderia ser investido em outras coisas por conta de sua má organização. Portanto, seja organizado e responsável.

Além de evitar gastos desnecessários, você pode ganhar descontos. Por exemplo, alguns impostos oferecem até 10% a menos no valor quando pagos com antecedência.

3. Não considerar as pequenas despesas

É de extrema importância que você anote todos os pequenos gastos nas suas despesas antes de fechar o valor final do seu produto ou serviço. O valor que você gasta com luz, internet, impressão ou telefone também deve ser incluso às despesas.

Considerar esses valores garante que você irá conseguir cobri-los com tranquilidade, o que é importante para que não falte dinheiro ao final do mês.

4. Não estabelecer os preços corretamente

Nesse caso, é muito importante que você faça anotações organizadas sobre o quanto você gasta com cada produto ou serviço. Inclua o valor dos impostos, da matéria-prima e da mão de obra, assim que estabelecer o valor gasto, estabeleça uma taxa para você tirar como lucro.

Uma ótima dica para ter uma média do quanto cobrar, é analisar sua concorrência. Observe e pesquise o valor que eles cobram, isso, além de te ajudar a definir um preço, te dá uma vantagem para que você possa oferecer preços melhores que os demais.

5. Não controlar o fluxo de caixa diariamente

Para que você mantenha suas contas a pagar e a receber sempre organizadas, você deve atualizá-las diariamente. É necessário que você tenha esse comprometimento para que possa acompanhar e tomar as melhores decisões para o seu negócio.

Uma ótima maneira de manter essa organização, é contando com o auxílio de um sistema de gestão empresarial. O Virtuozo é um ótimo software que pode ajudar muito com o seu negócio. Ele possui ferramentas próprias para ajudá-lo, como de Fluxo de Caixa, por exemplo.

Essa opção permite que o dinheiro que você gasta e recebe fique organizado, o que é muito importante para a realização de análises financeiras. Outro aspecto muito importante, é que você deve receber sempre mais dinheiro do que você gasta, caso contrário, você terá problemas muito sérios.

 

Leia também: Como controlar o caixa da minha empresa?

Publicações Relacionadas
Como fazer um bom planejamento financeiro?
Por que ter um controle financeiro online é mais vantajoso?
Como melhorar minhas vendas usando o marketing digital?
Como sobreviver à crise e ser um empreendedor de sucesso

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Your Name*
Your Webpage