Como controlar as finanças de uma micro empresa?

Essa vai para você, empreendedor de uma micro empresa que precisa de auxílio com relação às finanças. Como fazer para melhorar nesse aspecto, tornando sua empresa mais organizada e em constante crescimento? Bom, se você tem essas dúvidas, tenho certeza que está no lugar certo.

É comum que, ao começarem no mercado, pequenas empresas dediquem mais atenção à operacionalidade do negócio, deixando a gestão financeira de lado. Saiba que isso pode ser muito perigoso, podendo até mesmo levar ao fim do seu negócio.

Aqui estão algumas dicas matadoras para que você, pequeno empreendedor, possa controlar as finanças de sua micro empresa de maneira eficiente.

1. Jamais misture finanças pessoais com as da empresa

Essa recomendação é extremamente importante, além de ser um requisito básico, que não pode ser esquecido.

Em grandes corporações, isso é uma regra fundamental, mas que muitas vezes acaba não sendo seguidas em negócios menores, o que não deve acontecer. Esse descuido pode gerar graves resultados, levando à falta de controle sobre o dinheiro pessoal e empresarial. Deste modo, sem ter um bom controle em cima do seu negócio, seu empreendimento pode ir à falência.

2. Saiba como formar sua gestão financeira de maneira eficiente

Você deve analisar, desde o princípio, como vai fazer a gestão financeira do seu micro negócio. Você deve realizar um estudo sobre a organização desse aspecto, por exemplo: onde deverá ter trabalho humano? quais ferramentas poderão ser utilizadas como auxílio? Dependendo do porte do seu negócio, você pode até mesmo contar com um contador terceirizado.

Uma ótima solução para pequenas empresas, é contar com softwares e ferramentas online para organizar suas finanças. Você deve saber usar a tecnologia para controlar sua empresa de forma simples e facilitada. O Virtuozo é uma das melhores opções no mercado. É voltado às micro e pequenas empresas, e além disso, tem o melhor custo benefício.

3. Estude com cautela antes de investir

Investimento é assunto sério. Você deve sempre analisar com muito cuidado algo no qual deseja investir por acreditar ser um bom negócio. Se aprofunde na ideia, faça anotações e estipule quais são os riscos envolvidos naquela decisão.

Investir seus recursos em algo que acredita que trará bons resultados, não só gasta dinheiro que poderia ser investido em outras coisas importantes, mas também traz muitas expectativas de retorno em cima dessa ação.

4. Registre as entradas e saídas do seu dinheiro

Organização de fluxo de caixa é um dos fatores mais vitais em uma empresa. Por esse motivo, deve-se ter alguém responsável por acompanhar o quanto se tem a pagar e a receber, de preferência usando ferramentas online. Assim, além de mais fácil, o processo de organização do fluxo de caixa se torna mais eficaz.

Deste modo, o capital de giro pode ser calculado com precisão, além de possibilitar uma melhor visão em cima de pagamentos, recebimentos, entre outros.

5. Projete o seu fluxo de caixa

A partir das anotações do saldo inicial, entradas e saídas, saldo operacional e final, em cerca de seis meses, você consegue fazer uma análise realista de mercado. Você pode ter uma noção sobre como o mesmo vem se comportando, quem são os bons pagadores e também quem são os ruins. Além disso, também pode ser um método eficiente para avaliar cenários futuros com precisão.

6. Não faça dívidas 

Caso você necessite de empréstimos, estude como fazer isso da maneira correta, para que você não acumule dívidas pois as mesmas podem sair do controle.

É importante que você se informe sobre as taxas de juros embutidas, suas condições de pagamento e o prazo de liquidação desse valor. Assim, você pode ter uma média de quando terminará de pagar evitando problemas.

 

 

 

Leia também: A solução para a sua empresa tem nome: Virtuozo

Publicações Relacionadas
A solução para a sua empresa tem nome: Virtuozo
Por que ter um controle financeiro online é mais vantajoso?
Como otimizar a gestão financeira de sua empresa
Quero abrir um negócio, por onde devo começar?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Your Name*
Your Webpage