Evite esses erros contábeis para sua empresa crescer

A Contabilidade Gerencial pode ser descrita como um conjunto de técnicas e procedimentos contábeis utilizados para administrar e reger uma empresa. Em outras palavras, é uma síntese de informações sobre como gerenciar com inteligência e qualidade. Assim, ajudando a melhorar o desempenho do negócio.

A mesma se trata do processo de identificação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras. Deste modo, são utilizadas para administração e planejamento de uma organização, garantindo seu melhor funcionamento.

Apesar de ambas terem o propósito de trazer melhorias construtivas, a Contabilidade Gerencial e Financeira não podem ser avaliadas do mesmo jeito. Cada uma tem suas particularidades, apesar de uma utilizar-se da outra, e, quando trabalham juntas, trabalham melhor. Mas apesar disso, possuem características diferentes.

Enquanto a Financeira é utilizada dentro do sistema contábil, entrando com a prática, a Gerencial é a parte teórica, na qual propõe uma melhor organização. Ou seja, por mais que pareçam ser a mesma coisa, não são. Estão inseridas em um mesmo contexto, porém possuem diferentes aspectos.

Seja um bom empresário e fique atento a isso

Como um empresário, é estritamente necessário que você se envolva em todas as partes do seu negócio. Você não deve ser especialista em tudo, mas é seu dever ter uma breve noção sobre cada aspecto. Com a contabilidade não é diferente.

Realizar a contabilidade empresarial é fundamental, já que erros financeiros podem causar prejuízos significativos, prejudicando o crescimento empresarial. Já pensou emperrar seu fluxo de caixa, atrair a atenção de fiscais e sujar sua reputação? Não seria nada bom. Mas com um gerenciamento qualificado tudo isso pode ser evitado.

Fique atento aos erros mais comuns que os empresários cometem com frequência. Em hipótese alguma cometa os mesmos erros.

1. Não fazer a atualização correta dos dados

O tempo é o seu grande inimigo. Dentro de uma empresa, muitos problemas acontecem todos os dias, e, lidar com todos eles e ainda fazer o que deve ser feito demora muito, muitas vezes não sobrando tempo.

Sem que você perceba, os meses passam e você não atualiza seus livros contábeis, não concilia extratos em conta corrente, demonstrativos do cartão de crédito, etc. Portanto, os relatórios e os demonstrativos financeiros não comprovam o que está acontecendo, e sem essas informações, não é possível tomar decisões.

Esses fatores podem resultar em um saldo negativo, além de que o fato de não inserir os dados financeiros pode resultar em problemas com os fornecedores (o não pagamento de faturas, por exemplo). A aquisição de materiais também se torna uma dificuldade, já que você perde seus créditos.

2. Jogar os recibos fora

Os documentos de papel ainda são muito importantes, e na maioria dos casos, é importante guardá-los. Os recibos, por exemplo, devem ser guardados, já que ajudam a resolver erros ou diferenças na contabilidade.

Caso a Receita Federal exija, os recibos comprovam os números nos demonstrativos financeiros. Na falta dos mesmos, as entradas podem ser consideradas inválidas, o que pode resultar mudanças nos valores de impostos e aplicação de multas.

3. Erros de cálculo não são aceitáveis

Atualizar os livros contábeis com pressa pode ser um grande problema. Dessa maneira, os erros de cálculo aparecem, podendo ser um grande problema para você.

Caso esses erros passem despercebidos por bastante tempo, a precisão das contas nunca fica correta, formando assim um emaranhado de erros, causando problemas ainda maiores.

4. Contratar a pessoa errada para isso

Não atribua à pessoa errada o cargo de cuidar da contabilidade do negócio. Seja quem for, pode causar um imenso problema caso não saiba como gerenciar devidamente. Problemas tão grandes que podem levar anos até você conseguir se livrar deles.

É um fator que pode acontecer caso a pessoa encarregada não saiba classificar despesas corretamente, não conheça a legislação fiscal ou não esteja familiarizada com processos de faturamento.

O profissional de contabilidade ideal é aquele que possa salvar o empresário de erros prejudiciais à empresa, que saiba o que está fazendo e que tome decisões inteligentes.

5. A tecnologia nem sempre é a única solução

Investir em tecnologia não garante evitar os erros contábeis, já que para isso, deve ser usada corretamente. Além do mais, uma boa contabilidade precisa de habilidades que vão além do digital, requer uma boa análise e conhecimento sobre uma série de assuntos.

Investir em tecnologia é sim importante, contanto que seja de qualidade. Mas utilize-a de maneira complementar, e não exclusiva.

Um ótimo exemplo de software de gestão e contabilidade é o Virtuozo. Seria um grande ativo para analisar a fluxo de caixa e estoque da sua empresa, facilitando todo esse processo e tornando-o muito melhor.

 

 

Leia também: Aprenda como realizar sua contabilidade com autonomia

Publicações Relacionadas
As 4 melhores dicas para aumentar muito seus lucros nessa Black Friday
Por que ter um controle financeiro online é mais vantajoso?
Evite cometer estes 5 erros ao controlar suas contas
Como melhorar minhas vendas usando o marketing digital?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Your Name*
Your Webpage