Aprenda como realizar sua contabilidade com autonomia

Você certamente sabe que realizar a contabilidade da sua empresa é tarefa primordial. Realizar esse processo de maneira organizada é ainda mais importante, porque determina diversos aspectos para realizar a análise do seu negócio. Então, é essencial que você saiba como prosseguir com a sua contabilidade de maneira inteligente. Se você ainda tem dúvidas sobre esse tema, não deixe de ler esse artigo.

Primeiramente, sua contabilidade é a maior responsável por contribuir na análise de fatores. Exemplos: o valor de seus ativos e passivos; receitas; departamento fiscal; custos e despesas; a rentabilidade e lucratividade; produtividade de mão de obra e também no aprimoramento de seu planejamento tributário. São muitas coisas fundamentais, não acha? Esse é o porquê você deve valorizar esse documento.

Você pode até contratar um contador para cuidar desse dever para você, mas na maior parte das vezes, os proprietários de pequenas empresas preferem realizar essa tarefa por conta própria. Pensando nisso, separamos as 5 melhores dicas para que você, pequeno empreendedor autônomo, possa entender melhor o desenvolvimento de sua empresa, e, a partir disso, fazê-la crescer com sabedoria.

Se você quer, mas ainda não sabe como gerenciar os próprios livros contábeis, não se preocupe. Iremos ajudá-lo.

1. É fundamental estabelecer metas

É importante saber onde você quer chegar, ainda mais quando não se sabe com clareza por onde começar. Sentar e planejar o que deve ser feito, como e porquê, é o primeiro passo a ser dado.

Sabendo que quer obter bons resultados, estabeleça como meta uma quantia a ser alcançada. Seja essa de novos clientes, de uma maior quantidade de dinheiro ou até da quantia que deseja economizar mensalmente. As metas te dão determinação e traçam uma linha para que seja seguida.

É importante que, ao estabelecer metas, você seja tanto ousado quanto realista. Não diga que vai fazer algo grandioso sendo que não conseguirá, mas também se desafie constantemente, propondo pequenas mudanças que te tire da zona de conforto e te faça crescer aos poucos.

2. Reserve seu dinheiro para objetivos específicos

É sempre bom ter uma quantia de dinheiro como reserva em uma empresa. Imprevistos acontecem a todo momento, e você não quer ter problemas financeiros. 

O melhor a ser feito é planejar uma porcentagem que você possa guardar mensalmente, que seja dedicada a isso. Deste modo, se você passar por períodos complicados, terá uma base para seguir depois.

3. Invista em investir

Separar uma quantia para investimentos também é fundamental. Investir em novidades e, em melhorias principalmente, vão ajudar a impulsionar o seu negócio. Dedique suas economias desse setor para aprimorar seu espaço, seus equipamentos, para fazer novos lançamentos, enfim, isso é um assunto que deve ser discutido para ver o que é mais vantajoso para o modelo de sua empresa.

Uma dica muito importante é: pesquise muito. Antes de querer investir em qualquer coisa, pesquise se realmente é vantajoso para você, se vai lhe trazer retorno, se esse dinheiro que você economizou será investido de maneira inteligente.

4. Observar e atualizar seu fluxo de caixa (constantemente)

O fluxo de caixa é um dos maiores ativos do seu negócio. É muito importante saber administrar e analisar o mesmo, já que assim você saberá se está gastando mais do que o seu planejamento indica. É muito importante nunca gastar mais do que você tem a receber.

Para fazer essa melhor gestão do seu fluxo de caixa, o ideal é utilizar um software em nuvem, que impede que seus dados sejam apagados sem querer ou que outra pessoa tenha acesso. O Virtuozo é o melhor software de gestão empresarial que possui esse modelo, tornando-se o principal ativo da sua empresa. É grátis, eficiente e seguro, é tudo que você precisa para organizar melhor o seu negócio.

5. Fique de olho ao que você deve pagar e receber

Mantenha sempre um controle sobre as contas que você tem a pagar e a receber. Deste modo, é interessante que você fique atento às datas e prazos, assim você paga todas as suas contas nos dias certos, evitando problemas. Também observe as datas das contas que tem a receber, e cobre caso não receba no prazo correto.

 

Seguindo essas dicas de maneira eficiente, com certeza sua contabilidade será feita de maneira mais organizada e consciente. Com a ajuda do Virtuozo, você pode ter uma gestão e análise otimizada, obtendo maior sucesso com o seu negócio.

 

Leia também: Dicas – matadoras – para iniciantes em contabilidade

Publicações Relacionadas
CRM e ERP – Qual usar no meu modelo de negócio?
Vantagens de ser um empreendedor
Por que ter um controle financeiro online é mais vantajoso?
10 dicas sobre sucesso empresarial feitas exclusivamente para você

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Your Name*
Your Webpage