Como usar as redes sociais a meu favor?

O Marketing Digital é sem dúvidas um dos principais meios de fazer marketing nos dias de hoje. É altamente eficaz, já que a maior parcela da população mundial está conectada virtualmente.

Para uma marca, é muito importante que as pessoas se lembrem dela, e qual a melhor maneira de entrar no subconsciente de alguém a não ser fazendo com que sejam vistas o tempo todo? Pensando nisso surgiram propagandas, comerciais e slogans. Toda essa divulgação que faz parte do nosso dia a dia e que já é tão comum que nem nos incomoda mais. Essa é a estratégia.

Esse tipo de marketing é a forma mais eficiente de se posicionar no mercado e de impulsionar o desempenho do seu negócio. Usando diversas plataformas virtuais, principalmente as redes sociais, muitas empresas começaram a obter melhores resultados com seus investimentos no ramo.

Desenvolver conteúdos e interagir com seus clientes é uma maneira bastante comum de fidelizá-los e de atrair novos. As pessoas gostam de se sentir especiais, gostam do contato, do lado humano por trás das telas, esse é o ponto. Você deve fazer com que eles se sintam únicos. Como se você voltasse sua atenção toda para eles, individualmente. Eles gostam de conteúdos personalizados, e-mails, mensagens, recompensas. Gostam de sentir que você está fazendo tudo por eles e para eles. Portanto, é muito importante que sua divulgação use uma linguagem direta, como se fosse um bate papo individual, onde você seja descontraído e atencioso com seus clientes, para alimentar seus egos e conquistá-los cada vez mais. Nem pense em esquecê-los ou prometer algo que não irá cumprir, você perde sua credibilidade e provavelmente, o seu lead ou cliente.

Hoje em dia quando alguém está procurando por algum produto ou serviço, a primeira coisa a fazer é procurar referências na internet. Portanto, quanto mais destacado você estiver nesse meio, maiores são as chances de obter mais clientes. Se você não estiver conectado, as pessoas não se lembrarão de você, nem irão encontrá-lo quando precisarem. Eles irão comprar do seu concorrente que é ativo nas redes.

 

Os principais benefícios para minha empresa

1. Aumento da credibilidade

Como antes citado, ser ativo nesse meio representa sua reputação. Indica que você se preocupa em estar mais próximo de seus clientes e de oferecê-los conteúdos interessantes. Quando as pessoas adquirem esse olhar sobre você, elas passam a confiar mais. Uma coisa é certa: elas compram de quem elas confiam. Ou seja, suas chances de venda são impulsionadas.

2. Você alcança um maior número de pessoas

É indiscutível o fato de que pela internet é possível alcançar um grande número de pessoas. Diariamente, grande parte da população mundial acessa as redes sociais. Sendo assim, quanto mais pessoas conectadas a você, maiores são as chances de você conquistar mais consumidores para o seu negócio.

3. Comunicação

Também é muito importante manter contato com seus clientes através dessas plataformas. Assim você consegue manter uma proximidade maior com as pessoas, sendo mais acessível para seus clientes. Além disso, você também pode utilizar as redes sociais para divulgar novos produtos e serviços. Há algumas estratégias que irão induzir as pessoas a interagirem e adquirirem aquilo que você quer que elas consumam.

 

Como devo me posicionar nas redes sociais?

Após perceber como sua empresa possui benefícios, as redes sociais podem ser um bom começo para realizar divulgações, vendas e também para aumentar seu público. Caso você não tenha um ponto de partida, essa é uma boa estratégia para iniciar.

A escolha da plataforma ideal

Primeiramente, você deve saber quais redes sociais são interessantes para o seu tipo de negócio. Quais delas possuem os modelos que mais lhe trarão vantagens?

Por exemplo, se você tiver uma loja, o ideal é investir no Instagram. Lá você pode postar fotos e vídeos dinâmicos de seus produtos, já que é uma plataforma mais visual, própria para isso. Em contrapartida, se você precisa aumentar o tráfego do seu site, divulgar os serviços oferecidos pela sua empresa ou algo do tipo, deve apostar no Facebook. O segredo é ter um conhecimento em cima das redes sociais. Assim, você será inteligente na escolha da melhor para o seu modelo de negócio, obtendo resultados melhores e maior lucro.

Além de redes sociais, também existem diversas plataformas muito interessantes para o seu empreendimento. É sempre bom se manter ativo com pesquisas, procurando constantemente sobre o que pode ser vantajoso para você, para assim poder aderir no seu negócio.

Oferecer conteúdo de qualidade

O conteúdo, sem dúvida alguma, é um ponto muito importante nas redes. Você deve oferecer material muito qualificado ao seu público, algo que os ajudem a resolver problemas. Dessa forma, fazendo com que eles gostem da interação, desejando obter cada vez mais daquilo. É a partir daí que você será procurado.

Outro ponto indispensável, é segmentar e conhecer seu público. Quando você conhece a pessoa que provavelmente compraria o seu produto ou serviço, você tenta atingir ela, já que assim as chances de conversão são bem maiores. Exemplo: Se você vende lápis de cor, você deve pensar o seguinte: que tipo de pessoas precisaria de uma caixa de lápis de cor? R: crianças, estudantes, designers, desenhistas, etc. Deste modo, você direciona todas as suas estratégias de marketing para esse tipo de público. Afinal, quais são as chances de alguém comprar o seu produto sendo que ela não necessita do mesmo? 

Além dessas estratégias, também é importante que você se preocupe com o cumprimento de prazos de entrega e a qualidade daquilo que você oferece. Esses dois fatores são os maiores responsáveis pela satisfação e fidelização dos seus clientes.

Mantenha um bom relacionamento com seus leads e clientes

Como antes dito, o contato direto com o seu cliente é fundamental. Assim ele se sente importante, o que ajuda bastante a criar um relacionamento entre vocês, o que gera a confiança e por aí vai. É interessante usar desse contato para enviar conteúdos, promoções, novidades ou até mesmo mensagens descontraídas. Esses fatores que ajudarão com sua divulgação e também serão essenciais para nutrir o seu relacionamento com leads e clientes.

Outra maneira de manter contato é através do e-mail marketing. É um meio extremamente importante pelo mesmo motivo que as demais mensagens, as pessoas sentem a sua presença constante e a sua preocupação em oferecê-las conteúdos, mantendo essa proximidade. No final, o importante é se relacionar com essas pessoas e conquistar a confiança delas.

Monitoria de resultados e plataformas é importante

É necessário que você esteja sempre atento aos resultados daquilo que você está movimentando. Com o uso de redes sociais, é possível que você observe os alcances de suas publicações, a interação das pessoas, o que elas estão falando da sua marca, entre outras coisas. Você pode analisar qual tipo de conteúdo tem mais engajamento e quais têm menos. Assim você investe mais dinheiro e energia naquilo que obtém mais resultado.

Também é muito importante ter um canal de interação com seu público. Seja este para receber elogios ou reclamações, isso é muito importante no mundo online, tanto para as pessoas serem ouvidas, quanto para que você as ouça. Os clientes têm muito a ensinar, então preste muita atenção às reclamações e tente exterminar os problemas que são apontados por eles. É muito importante agradecer aos elogios e fazer com que eles se sintam relevantes, portanto, seja atencioso com os comentários negativos e tente ao máximo resolvê-los.

Criação de anúncios é essencial

Apesar de as redes sociais serem gratuitas, o que é ótimo, é legal que você também invista em publicidade paga para obter maiores resultados. Através de anúncios você pode segmentar seu público, de maneira que você faz suas publicações serem vistas por aqueles que você deseja que vejam. Atingindo as pessoas certas você aumenta as suas vendas.

Apostar nessas plataformas é um bom investimento, já que geram ótimos resultados por um baixo custo. Alémdo mais, te ajudam a se posicionar bem no mercado, elevando seu número de vendas e de clientes significativamente.

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