Como sobreviver à crise e ser um empreendedor de sucesso

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A crise financeira que atingiu o Brasil causou sérios danos ao setor privado. Com mais gastos do que lucro, muitos empreendedores se viram obrigados a cortar gastos, demitir funcionários, e houve pessoas que até tiveram que fechar as portas de seus estabelecimentos.

No entanto, existem algumas alternativas para que os empreendedores consigam sobreviver à crise, e se você é um desses empreendedores e está perdido ou preocupado com a situação atual de seu negócio, confira as dicas que separamos sobre como sobreviver nesse cenário de dificuldades financeiras e ainda ser um empreendedor de sucesso.

Reduza gastos supérfluos

Sabemos que existem certos luxos dos quais o seu negócio não precisa, não é mesmo? Essa é a hora de você, empreendedor, repensar as contas da empresa, e decidir que tipo de coisas é possível cortar do orçamento.

Uma primeira opção pode ser a propaganda, por exemplo, mais especificamente o marketing. Em tempos de crise, não é bom utilizar muito dinheiro para investir na divulgação em sites ou redes sociais feitas por outras pessoas. Você mesmo pode utilizar uma pequena parte do seu dia para fazer isso.

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Além disso, faça uma análise dos membros de sua equipe. Se houver alguém que não é totalmente necessário para o bom funcionamento da empresa, demita-o. Infelizmente, em tempos de crise, quem não se destaca é mandado embora, mantenha na empresa somente aqueles que forem capacitados.

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Inove sendo econômico

Uma crise financeira no país é de fato prejudicial, mas é ela que forma os bons empreendedores. Isso porque só permanecem no mercado aqueles que são capazes de aprender com seus próprios erros, e se sobressaírem em meio às dificuldades.

Você já pensou em mudar seu modelo de negócios? Que tal investir nos meios digitais, por exemplo? O mundo virtual costuma ser muito mais em conta para um empreendedor, além disso, é um meio muito acessado e mais propício para novas ideias.

Quase todas as pessoas estão conectadas hoje em dia, e a partir das medidas certas, estar presente no meio virtual pode fazer com que você se destaque em meio à concorrência.

Avalie seu preço

Quando as pessoas realmente precisam dos serviços ou produtos que o seu negócio oferece, tudo bem manter os preços estáveis, mas e quando aquilo que você fornece não é necessário?

É verdade que o empreendedor precisa valorizar seu trabalho, mas em momentos de crise financeira é preciso pensar no consumidor. Portanto, se for necessário baixar o preço do serviço, que assim seja, essa pode ser, talvez, a única forma de manter seu negócio funcionando.

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Melhore sua gestão

É importante nessa fase estar atento à tudo o que acontece na empresa. Fique de olho nos gastos, nos lucros, no desempenho dos funcionários, na estrutura interna e externa da empresa e em outros aspectos importantes. É fundamental estar atento e não deixar passar nada. Controle é a chave para ser um empreendedor de sucesso e sobreviver à crise econômica.

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