Onde iniciar ao abrir uma empresa

imagem

Todo mundo busca independência financeira. Para isso, muitas pessoas trabalham uma parte de suas vidas e quando conseguem juntar um dinheiro, decidem abrir um negócio próprio. Estamos no século dos pequenos e grandes empreendimentos, e muitas pessoas estão se dando bem fazendo isso.

Algumas até tem a pretensão de começar um negócio, mas como sabemos que o nosso país é muito burocrático, acabam ficando com medo de arriscar o seu capital e ter um prejuízo antes mesmo de conseguir regularizar a situação do seu empreendimento.

Mas se acalme, com planejamento e paciência você vai conseguir. Nesse artigo vamos ver o básico para começar a montar uma empresa.

Pense em algo que você gosta de fazer

Esse é um dos passos mais importantes para que você consiga obter sucesso na sua empreitada. Pode ser um serviço, trabalhar com algum tipo de produto, mas pense que você vai ser capaz de desempenhar esse trabalho com prazer. Claro que você deve alinhar esse pensamento às necessidades das pessoas, para que o seu negócio tenha fundamento.

Aproveite os conhecimentos que você adquiriu ao longo dos anos, trabalhando em outros lugares, e tente trazer para o seu negócio. Assim, suas dificuldades iniciais são atenuadas.

Leia Também: Como otimizar a gestão financeira de sua empresa

Planejamento é fundamental

Quando você quer colocar em prática uma ideia, você vai precisar de fluxo de caixa. Isso é fato, quando você abre uma empresa, você precisa entender que isso é um investimento no mínimo a médio prazo, portanto, você precisa ter capital de giro para manter os custos que você vai ter com a sua empresa.

Além disso, existem outros tipos de imprevistos que você precisa antever, como baixa de vendas e outras coisas que você vai ter que cobrir custos que ainda não podem ser pagos com os seus lucros.

Capa-03

CNPJ

Como citamos anteriormente, a burocracia é muito grande para abrir uma empresa. A princípio, você precisa obter um o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, o CNPJ, ele vai ser o primeiro documento que você vai precisar para abrir as portas para os outros tramites que você vai enfrentar. É semelhante ao CPF, mas representa a empresa.

Crie um contrato social

Esse documento vai servir para relacionar os aspectos práticos para o funcionamento do negócio, definição da empresa, o valor que será investido qual é o tipo de relação dos sócios e como o lucro obtido é distribuído.

Busque alvarás de funcionamento e a inscrição estadual

São dois documentos que você vai precisar para se manter dentro da legalidade no estado e no município que você abrir for ter sua empresa. Com eles o estado vai reconhecer o seu negócio e o município cobrar os impostos necessários.

Leia Também: Vantagens de ser um empreendedor

Permissão dos Bombeiros

Qualquer local que você for instalar o seu negócio, será necessária a inspeção dos bombeiros da cidade. Eles vão garantir que o local não ofereça perigo para quem for frequentar o local.

Agora aproveite para organizar as ideias e correr atrás, pois, mesmo com algumas dificuldades, é possível começar o seu negócio. Basta ter força de vontade e uma pitada de paciência que tudo se resolve.

avaliac%cc%a7a%cc%83o

Um comentário em “Onde iniciar ao abrir uma empresa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s