Gerenciando projetos de investimentos

projeto-de-investimento

Dentro de qualquer empresa, há projetos para serem concretizados que possuem o intuito de gerar o crescimento da empresa, com projetos das mais diversas áreas dentro dela, mas, para eles se concretizarem é importante o acompanhamento do gestor para que o projeto se conclua com satisfação.

Todo projeto tem um prazo para ser realizado (data de início e fim), possui metas e objetivos, assim como desafios que devem ser superados, porém, está cada vez mais comum nas empresas os projetos  descumprirem a data combinada de entrega, o controle financeiro ser mais caro do que o planejado e metas não serem alcançadas.

Mas esta realidade muitas vezes se deve ao fato de não ser planejado pensando nas mais diversas variáveis, com os custos reais, qual metodologia seguir, qual o prazo que realmente é necessário, quais atividades serão desempenhadas e um fator importante, quem estará presente na concretização do projeto de investimento.

Passos para gerenciamento de projetos de investimento

Tenha uma metodologia: adotar uma metodologia de projeto significa ter uma base sólida de regras a serem seguidas para que a finalização do projeto ocorra. Por meio dela se tem melhor perspectiva da gestão financeira e do tempo necessário para as atividades sejam realizadas.

Leia também:Como otimizar a gestão financeira de sua empresa

Para escolher uma metodologia deve se levar em conta a cultura da empresa, o modo como ela se organiza, qual a mão de obras disponível para o projeto e quais são as exigências do mercado que a empresa atua.

Defina o trabalho do projeto em detalhes: defina o que deve ser feito ou não ser no projeto, tendo em mente quais serão as atividades desempenhadas para que se chegue ao resultado final de maneira aceitável, mas, claro, não deixe de pensar de forma realista para evitar que o projeto não seja do modo como foi esperado.

VirtuozoGestaoFinanceira

Construa a planilha do projeto

Tenha o controle em planilha de tudo que está sendo feito, com o detalhamento das atividades, os custos, as horas ou dias gastos, podendo então saber, de forma organizada a gestão financeira e projeto ali expostos.

Pessoas envolvidas: neste grupo estão as pessoas que farão o projeto de investimento, assim como os clientes e os fornecedores necessários, além do gestor do projeto, o líder da equipe. Este último membro é muito importante, pois terá relações interpessoais com todos os envolvidos.

O líder deve ter o cuidado de selecionar pessoas que realmente serão úteis ao projeto e das mais diversas áreas e competências para se ter uma equipe dinâmica e proativa.

Leia também: Como fazer uma gestão orçamentária

Saiba seus riscos e tente mitigar-los

Monitore os riscos: com o que será feito e a equipe já definida, pense em quais serão os riscos e desafios que serão enfrentados e que podem dificultar a conclusão do projeto no prazo estipulado.

Devem ser avaliadas quais as probabilidades que colocam em risco o projeto, qual o impacto que isto pode ter e quais são as medidas necessárias que precisam ser tomadas para superar o problema.

Formalização do projeto: o momento ao qual irá se dará início ao projeto e o prazo final para realiza-lo será estipulado por meio da formalização diante de todos os setores da empresa.

É o momento onde tudo se dá início, e, quando chegar ao término, também deve ser formalizado, principalmente na frente do cliente, com a apresentação do controle financeiro e das medidas tomadas.

avaliac%cc%a7a%cc%83o

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s