5 dicas matadoras de controle financeiro para autônomos

Trabalhar como autônomo é algo que traz uma série de vantagens, mas que como tudo na vida, traz também algumas desvantagens e também algumas responsabilidades extras, que acabam vindo junto com a flexibilidade que o trabalho possibilita.

Isso porque, como o salário de um autônomo nunca é fixo e vai depender da quantidade de clientes que se fizerem presentes no mês, é preciso ter uma administração financeira muito bem planejada para não acabar ficando todo mês no vermelho.

E é exatamente por isso que, para um profissional autônomo, saber ter um bom controle financeiro é essencial para conseguir fazer crescer o seu negócio e não acabar devendo todos os meses.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma pequena lista com cinco dicas que vão ajudar você, profissional autônomo, a ter um maior controle financeiro e conseguir se organizar todos os meses sem maiores problemas.

Tenha uma poupança

Se você é um trabalhador autônomo, é importante que você entenda que precisa separar uma parte do dinheiro recebido todos os meses para formar uma poupança.

Isso porque, como o rendimento mensal não é garantido, você precisar ter um fundo para se assegurar que não vai passar por apuros em casos de emergência, além de ter uma reserva que é necessária para todo mundo que deseja crescer em seu negócio.

Seja organizado

Se organização é um fator importante para qualquer pessoa em sua vida financeira, isso se faz ainda mais importante quando falamos de um profissional autônomo. Isso porque só assim você vai conseguir garantir que não vai entrar no vermelho porque ganhou menos em um mês do que no anterior.

Não importa o método escolhido, o importante é que você anote todos os seus gastos fixos e mensais, bem como tudo o que você ganha. É ter esse controle que vai permitir que você organize não só a sua vida financeira, mas também o seu negócio, de maneira muito mais precisa.

Saiba cobrar

É claro que saber cativar o cliente é um ponto importante para todo trabalhador autônomo, afinal de contas, o dinheiro vem por meio de cada cliente conseguido. Porém, é também preciso saber a hora de cobrar os seus clientes caso estes não paguem no prazo combinado o valor referente a seus serviços.

Isso porque, ter organizada todas as suas cobranças recebidas e não recebidas é essencial para um bom controle financeiro. Afinal de contas, de nada adianta ter um cliente que nunca te paga, não é mesmo? Porque no fim das contas você só vai estar prestando serviços gratuitos e feitos de bobo. Porém, é válido ressaltar que isso deve ser feito com classe.

Capa-03

Saiba investir

Do mesmo jeito que é importante você guardar dinheiro, uma parte importante do seu controle financeiro é saber separar a parte certa para investir o seu dinheiro. Isso porque isso é muito importante para que você aumente os seus rendimentos e consiga expandir o seu negócio.

Empresa x Pessoa

Trate você pessoal e você profissional como duas pessoas. Isso é um fator essencial para quem deseja organizar as finanças do negócio. Afinal de contas, misturar as contas é um passo principal para que acabe entrando no vermelho.

 

Publicações Relacionadas
Dicas – matadoras – para iniciantes em contabilidade
Está contratando? Saiba como escolher o funcionário ideal
A solução para a sua empresa tem nome: Virtuozo
Como otimizar a gestão financeira de sua empresa
2 Comments

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Your Name*
Your Webpage