Quando pensamos em abrir o nosso próprio empreendimento, estamos pensando também em uma série de outras consequências satisfatórias. Com a possibilidade de flexibilizar as nossas cargas horárias, torná-las menos exaustivas. Sem contar no prazer que existir em tocar os nossos próprios negócios e agindo de forma como melhor avaliamos.

E a liberdade que se consegue ao tocar o seu próprio negócio é de fato muito atraente. Quando há uma empresa sob nossas responsabilidades, somos nós que também vamos elaborar os seus projetos, pensar no desenvolvimento dos produtos e na forma como prestar os serviços, fazer a gestão pessoas e equipes.

Porém, para que todas as coisas sejam feitas de maneira efetiva e, principalmente, para alcançar o sucesso no mundo dos negócios é preciso ter uma boa gestão orçamentária. E, essa é, com certeza, uma das partes mais complicadas em gerir uma empresa. Qualquer descuido ou gasto a mais, que não estava em nosso plano, faz as coisas saírem do controle.

Leia também:5 maiores erros dos empreendedores que estão iniciando

A importância da gestão orçamentária

Saber gerenciar bem o dinheiro de sua empresa é um fator determinante para garantir o sucesso de todos os projetos que tem em mente. Dessa forma, você tem total controle financeiro da empresa. Saber exatamente quais investimentos podem ser feitos e quais são arriscados demais.

Assim, você saberá quanto dinheiro deve ser separado para designar aos gastos diários e rotineiros. E quanto dinheiro pode ser reinvestido em novas soluções, produtos e serviços para a empresa, de modo a focar melhor qualidade de trabalho, produtividade e lucro maior.

É importante salientar que é justamente a falta de planejamento a cerca de sua condição financeira que faz com que muitas empresas pequenas do Brasil fechem as portas. Mais do que garantir a estabilidade de seu negócio, o importante é entender que uma boa gestão orçamentária irá proporcionar melhores condições para a empresa.

Com isso, além de conseguir investir em elementos produtivos, poderão pensadas inovações a ações que coloquem o empreendimento na frente dos concorrentes.

Leia também: 5 DICAS SOBRE GESTÃO FINANCEIRA

Elaborando a gestão de orçamento

Mesmo que possa parecer um bicho de sete cabeças, fazer a gestão de orçamento da empresa não é tarefa tão complexa, desde que seja feita com as ferramentas adequadas. Dessa forma, existirá dinheiro tanto para aplicar nos empreendimento quanto para você, o gestor.

Primeiramente, é necessário definir quais são os objetivos para os gastos. O que pode ajudar nessa etapa é abrir mais de uma conta bancária para isso. Dessa forma, você saberá o limite de gastos da empresa para cada função sem comprometer a gestão financeira da empresa. Assim, pode se definir, quanto dinheiro será gasto com salários, divulgação, impostos, etc.

Faça a anotação de tudo o que entra e sai da empresa. O importante é ser disciplinado e checar sempre que for possível as contas. Assim, saberá se está gastando mais ou menos do que o imaginado e, consequentemente, investir mais ou cortar gastos.

Para ter plena consciência se o dinheiro está mesmo sendo aplicado no lugar certo, faça o uso de planilhas. Esses papéis são fundamentais e dão grande apoio às finanças de uma empresa.

Capa-03

Um comentário em “Como fazer uma gestão orçamentária

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s