As 5 melhores dicas sobre gestão financeira

A gestão financeira é responsável por diversos papeis dentro de uma empresa. O controle e otimização financeiro, planejamento a curto e longo prazo de gastos e investimentos, administração de recursos, e muito mais.

É então muito fácil dizer que qualquer empresa que não possui uma sólida gestão financeira, principalmente durante esses tempos de crise, não poderá se garantir, crescer e lucrar, principalmente nesses tempos de crise financeira por todo o Brasil.

Gostando ou não, o aspecto financeiro é um que nunca se deve ignorar dentro de qualquer empresa. É a correta administração de tempo e recursos que garantirá o sucesso (ou fracasso) de uma empresa.

Abaixo veremos algumas das melhores dicas de gestão financeira que qualquer negócio pode seguir com facilidade.

1. Controle seu próprio aspecto financeiro separado de sua empresa

Pode ser extremamente tentador, assim que sua empresa começar a lucrar, comprar melhores carros, ou uma televisão melhor, ou até mesmo melhores computadores, enfim, você entendeu.

Gastar um valor maior que seu orçamento planejado é o maior erro de qualquer empresa, e você poderá se tornar um dos maiores gastões se não controlar exatamente o quanto gasta. Se de um salário, como se fosse um funcionário de si mesmo, e aprenda a viver com somente seu salário, não mexendo em nada da empresa que não deve.

5 dicas para recrutar o colaborador ideal

2. Compreenda os fluxos de seu negócio por temporada

Isso é algo que a maior parte dos negócios aprende somente por experiência, e as vezes vem como uma dura realidade que alguns gestores precisam enfrentar.

Cada negócio tem sua época, sua “temporada” de maior busca. Por exemplo, hotéis, principalmente litorâneos, costumam ser muito mais buscados no verão, enquanto nas temporadas entre férias, e principalmente no inverno, eles passam por um duro período de recessão.

Alguns outros negócios possuem temporadas maiores, porém períodos de recessão desses negócios também podem ser muito duras.

O certo, é o que muitas empresas aprenderam e se adaptaram para lidar com esse fluxo é ter um orçamento extra de alto valor por 3 a 4 meses antes da temporada, para conseguir lidar com as baixas.

3. Lide com o que precisa somente no seu tempo de trabalho

Aprenda a administrar o tempo, e lidar com todos os aspectos que precisa somente no seu tempo de trabalho. Se você precisa trabalhar muito a mais, você não estará sendo lucrativo, mas sim estará se desgastando, sua saúde e suas relações.

10 dicas para ser um empreendedor de sucesso!

4. Tenha uma conta separada para seu negócio e para você

Pode ser tentador, especialmente para iniciantes nos negócios, controlar e gerenciar seu negócio e sua vida de uma única conta. Porém, vem número e vai número, e você aprenderá que isso só dificultará seu trabalho cada vez mais.

Capa-03

5. Não aumente a mão de obra rápido demais

Funcionários são ótimos e certamente podem ajudar muito. Mas, não quando se está com dificuldade de gerenciar sua empresa no estado atual.

Não comece a expansão de funcionários de forma rápida, isso gerará uma série de gastos, alguns até mesmo imprevistos. Recomenda-se que se contrate freelancers para trabalhos mais urgentes e ainda não precisar lidar com toda a burocracia e custos de um funcionário.

virtuozo-2

Related Posts
Quero abrir um negócio, por onde devo começar?
Por que ter um controle financeiro online é mais vantajoso?
As 10 dicas para ser um empreendedor de sucesso
Os 4 segredos para realizar uma gestão de compras organizada e melhorar o seu negócio
3 Comments

Leave Your Comment

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage