5 dicas para recrutar o colaborador ideal

recrutar-correto

Empreendedores devem sempre investir nas pessoas que estão contratando tanto quanto suas ideias. Quando se fala das melhores empresas, fica muito claro que não é somente o gerenciamento que as tornaram as melhores, mas sim cuidado na seleção de quem seria contratado.

Funcionários mal treinados, tóxicos, e ruins de se ficar por perto podem rapidamente transformar qualquer ambiente de trabalho num local onde a desordem e o caos proliferam. Podem até mesmo fazer com que bons funcionários saiam de sua empresa, simplesmente por serem inconvenientes de se estarem por perto.

Justamente por isso, qualquer empreendedor deve tomar muito cuidado ao contratar qualquer tipo de funcionário e minuciosamente analisar toda a ficha, cadastro e atitudes após a contratação.

Abaixo vão alguns dos cuidados que se pode tomar ao fazer a contratação de um funcionário novo para sua empresa:

1. Pegar pelo menos uma recomendação pessoal, juntamente as profissionais

Quando você contrata alguém, não se esqueça nunca que estará trazendo uma personalidade, com seu caráter e seus valores para sua empresa. Checar com os antigos chefes ou outros funcionários, atitudes, históricos de atitudes nada boas, e até possivelmente o porquê se demitiram, e principalmente se foram demitidas por algum motivo.

Se possível, entrar em contato com melhores amigos, ou parentes próximos, é também possível então possível fazer perguntas um pouco mais pessoais. Pergunte sobre organização, se a pessoa é confiável, se sabe lidar bem com stress, entre outras coisas que deseja saber.

Leia Também: 5 dicas para crescer com seu negócio

2. Seja claro com a descrição do trabalho

Grande parte das empresas e seus executivos usam definições mais básicas de trabalhos, quando na realidade buscam algo muito mais detalhado e preciso para uma posição em sua empresa, e podem acabar não encontrando exatamente o que querem.

Em certos casos é até ideal separar uma mesma função em dois cargos diferentes para que ambos os trabalhos não se interfiram e sejam feitos de forma adequada, por pessoas somente focadas naquilo.

Capa-03

3. Introduza um recém contratado, formalmente e informalmente

No primeiro dia de trabalho de seu funcionário, pare todo o serviço de seu escritório e o introduza um a um, para todos os seus funcionários, enfatizando assim que cada pessoa ali dentro tem seu papel e sua importância, incluindo ele.

Após essa introdução formal, tenha certeza de fazer um evento mais informal, dentro ou fora da empresa, dentro ainda de algumas poucas semanas para introduzir os novos funcionários de uma forma mais informal.

Um exemplo seria pegar o fim de um expediente numa sexta-feira para levar seus funcionários em um pequeno local para comer perto do seu serviço, integrando-os assim a turma toda do trabalho, e quebrando o gelo inicial mais facilmente.

4. Aproveite o período de experiência

O período de experiência, normalmente de três meses, serve para que seu funcionário veja se eles gostam e conseguirão trabalhar na empresa, assim como se você gosta do trabalho e das atitudes que ele toma.

Após um mês de trabalho, vocês deveriam fazer uma pequena reunião para ver se as expectativas do trabalho estão sendo atingidas, e se vão querer continuar trabalhando em equipe. Essa reunião deverá acontecer mais duas vezes até o fim da experiência e contratação formal do funcionário.

Leia Também: 5 dicas para melhorar a sua Gestão de Contas a Receber e Contas a Pagar

Até o fim dessa experiência você deve ter certeza de compreender mais o perfil e valores de seu funcionário, e se ele deve se manter em sua empresa.

virtuozo-2

Um comentário em “5 dicas para recrutar o colaborador ideal

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s