5 dicas para melhorar a sua gestão de Contas a Receber e Contas a Pagar

O setor de contas a pagar e receber de uma empresa, tem como função cuidar de todas as contas da instituição, empresa ou organização. Aqui, veremos um pouco sobre a importância de ter uma gestão de qualidade nesta área.

Organização e pagamentos na data certa

Um dos cuidados que deve ser tomado é a organização para que as contas sejam achadas e pagas na data certa. Atrasos em contas significam juros e juros podem comprometer o orçamento do empreendimento.

É a organização das contas que te ajudarão a não atrasá-las, um ambiente desorganizado será muito mais difícil de achá-las, facilitando assim o atraso delas. No caso de ocorrer a perda de alguma conta, a medida a ser tomada é ligar para a empresa cobradora e solicitar o envio de um novo boleto por e-mail.

Leia Também: Como fazer um planejamento financeiro.

Cadastramento no recebimento

Como saber se uma conta está perdida? Simples, fazendo o cadastro dela assim que recebê-la. Se você não estiver achando-a saberá que ela precisa ser paga pois está cadastrada no sistema.

A gestão desta área afeta a empresa como um todo, afinal, tudo o funcionamento de uma empresa, organização ou instituição depende de que contas sejam pagas, seja para conseguir receber materiais importantes no momento certo ou para não ficar sem luz, água e internet, por isso ter tudo certo e cadastrado é fundamental.

Comunicação entre setores

Pelo fato do setor de contas a pagar estar diretamente envolvido no funcionamento da empresa, a comunicação entre eles deve ser muito valorizada. Contas só serão pagas se o setor responsável por seu pagamento souber que elas existem, por isso a boa comunicação entre setores é importantíssima.

Capa-03

Outras funções

Tudo que se relacionar a contratos, pagamentos e clientes diz respeito a este setor do qual estamos tratando. E todas as ações que o departamento de CPR tomar devem ser visando a melhor relação entre os clientes e a empresa, os contratos que serão firmados e vantagens nas negociações financeiras.

As informações entre cliente/empresa devem ser feitas pelo CPR, toda relação administrativo-financeira deve ser cuidada por este departamento.

Leia Também: Marketing para PMe

Funcionários

Não podemos falar em boa gestão se não tocarmos no assunto funcionários. O motivo é simples: a gestão é feita por pessoas, e como ter boa gestão com maus funcionários? Impossível!

Portanto, é importante zelar por bons profissionais, e esse é o ponto de maior significância para que sua empresa funcione bem.

São eles, os bons colaboradores, que encontrarão soluções para problemas que possam surgir repentinamente, são eles que farão a boa organização das contas, eles que tratarão bem os clientes e encontrarão vantagens financeiras para seu empreendimento.

A boa gestão do setor de CPR está diretamente vinculada ao capital humano que ele possui, por isso essa é a escolha mais importante se você quiser ter uma boa gestão nesse departamento, e nós já vimos que isto é realmente importante.

Sendo assim, você não quer ter uma má gestão nesse departamento tão fundamental para seus negócios, não é mesmo?

banner-vtz

 

 

Related Posts
Organização de fluxo de caixa é importante?
Os 4 segredos para realizar uma gestão de compras organizada e melhorar o seu negócio
5 dicas matadoras de controle financeiro para autônomos
5 dicas para impulsionar o seu negócio
3 Comments

Leave Your Comment

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage