Nota Fiscal Paulista: o que é e como funciona?

Logo.jpg

Entenda como funciona isso e saiba como usar isso ao seu favor.

Quando saímos para jantar fora, vamos comprar alguma coisa, ou até mesmo ao supermercado, tem uma pergunta que insiste em ser feita, ou pelo menos deve ser feita, porque é a respeito de um direito do consumidor. Você pega a sua sacola, e logo o atendente pergunta: “Você quer nota fiscal?”.

Enquanto muitos já contam com essa pergunta e logo vão dando o número do CPF, outros ainda deixam para lá e continuam sua vida. Mas você sabe que esse é um direito seu e ainda lhe traz diversos benefícios?

A fim de esclarecer todas as suas dúvidas em relação a esse assunto, resolvemos fazer um artigo explicativo sobre Nota Fiscal. Fique atento e entenda, de uma vez por todas, como ela funciona.

A pergunta que não quer calar: afinal, o que é a nota fiscal paulista?

Leia também: 10 dicas sobre sucesso empresarial para você!

A Nota Fiscal Paulista é um programa criado em 2007 pelo governo do Estado de São Paulo junto com a Receita Federal do Brasil para combater a sonegação e aumentar a arrecadação do Estado.

Cada vez que o consumidor realiza uma compra, a mesma é registrada (através da nota), e então o consumidor recebe de volta parte do imposto embutido nas mercadorias. Dessa forma, você pode usar esse “reembolso” seja como desconto em IPVA ou receber em dinheiro.

Deu para esclarecer que pedir a Nota Fiscal Paulista é uma forma de você também ser beneficiado, já que não tem nada a esconder. Muitos falam que o governo vai espiar sua vida, saber o que fazem, mas qual o problema disso se você vive uma vida honesta e justa?

Pois bem…

Estabelecimentos de diversos setores têm por obrigação oferecer a Nota Fiscal Paulista ao Consumidor, e, assim, vamos te explicar como funciona o acúmulo e recebimento de créditos:

banner-vtz

Como consulto meus créditos?

Você realiza suas compras normalmente e vai pedindo a NFP, então, para consultar seu saldo, basta entrar no site do sistema que o número será lhe informado.

É importante notar que, para ter esse tipo de acesso e consulta facilitada, você precisa se cadastrar no site.

De quanto são os créditos?

Como os créditos são parte do imposto de cada produto, cada um tem um valor diferente – mas isso está relacionado ao ambiente e quanto de imposto ele arrecada por mês. Dessa forma, os créditos podem chegar até 7,5% do valor da nota fiscal de sua compra.

Como acumulo os créditos?

Para isso, é necessário informar seu CPF a cada compra realizada, e então os créditos serão acumulados até mesmo antes de você se cadastrar no programa. Porém, para resgatar esses créditos é necessário o cadastro, então providencie isso o quanto antes.

Leia também: Fluxo de caixa e sua importância na gestão financeira!

Onde recebo?

Ao fazer o cadastro no sistema de NFP, você informar sua conta corrente e nela será realizado o deposito dos seus créditos. Se o cliente ainda não tiver feito o cadastro, o dinheiro vai acumulando, vinculado ao seu CPF ou CNPJ até o pedido de 5 anos.

Capa-03

Um comentário em “Nota Fiscal Paulista: o que é e como funciona?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s