Marketing para PMe

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As Micro e Pequenas Empresas (MPe) costumam ter como segmento negócios inovadores, que possuem grandes chances de crescimento no mercado, mas por serem de porte pequeno e médio, disponibiliza de pouco capital apara marketing na divulgação de seu trabalho e produto.

O problema de uma MPe destinar pouco investimento na área de marketing é que é por meio dele que atingirá o público alvo e se consolidar no mercado de maneira eficaz. Ignorar estratégias de divulgação tendem a gerar o baixo crescimento do negócio e até mesmo gerar a falência.

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Além disso, não basta investir se não possui um bom plano de marketing montado, pois quando mal panejado, geram gastos desnecessários e ineficazes com ações com sem contexto especifico e com baixo retorno de alcance.

Para se criar uma boa ação de marketing, a empresa deve definir precisamente qual seu nicho de mercado, onde irá encontra-lo, quais são seus gostos, características e hábitos de costume.

Analisar a concorrência é indispensável, para procurar um diferencial no negócio, assim como descrever quais são os pontos positivos e negativos na empresa que influenciam seu crescimento. Com todas as informações reunidas, o planejamento de marketing poderá ser iniciado com segurança.

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Dicas de marketing para MPe

Use as redes sociais

No mundo virtual sua empresa tem de estar presente, isto porque é uma das maneiras mais fáceis e baratas de ganhar visibilidade, quando empregada técnicas assertivas de interação e divulgação nas principais redes sociais.

A importância das redes é que como uma média ou pequena empresa, ela pode se aproximar dos usuários, escutar seus clientes e se aprimorar, produzir produtos de acordo com o perfil deles e conquistar mais consumidores com o bom atendimento prestado.

Saiba qual o retorno do marketing

Controle em suas planilhas quais os valores gastos com marketing, tanto no mundo real como digital, e qual o retorno que está tendo, quais metas estão sendo alcançadas ou não, isto para saber se a estratégia que está sendo tomada é a mais recomendada e com melhores retornos positivos em relação aos meses anteriores.

Consolide-se em um mercado potencial

Estamos falando de MPe, então consolidar-se no mercado pode parecer, no primeiro momento, como ilusório e precipitado, mas o administrador do negócio precisa fazer parcerias estratégicas para divulgar seu serviço ou produto em uma cidade ou região pequena, mostrar que existe e é uma marca de qualidade.

Não só produto, dê benefícios na venda também

Preste atenção no modelo de atendimento presencial e virtual que está dando aos seus clientes, pois é algo tão importante quanto a qualidade do serviço ou produto que comercializa.

O cuidado que possui na pré e pós-venda é um dos grandes diferenciais para atrair, conquistar e fidelizar novos e antigos consumidores, podendo assim criar vantagem diante da concorrência. Na internet, a boa interação pode gerar engajamento em campanhas e reações positivas a marca.

Procure se capacitar

Caso tenha pouco conhecimento com marketing, procure cursos e pessoas experientes no ramo que poderão lhe ajudar a melhor planejar estratégias, lhe darão dicas de como atingir o nicho de mercado e quais são as tendências no mercado.

Não se arrisque no desconhecido sem base alguma, para assim evitar gastos desnecessários.

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