Fluxo de Caixa e sua importância na gestão financeira.

joao-paulo

Existe uma série de estratégias e planejamentos fundamentais para que as empresas continuem crescendo financeiramente, podendo investir cada vez mais, e consiga a fazer a manutenção e o seu desenvolvimento de maneira sustentável. É importante ter uma boa gestão em todos os setores da empresa.

É uma dessas funções fundamentais para o pleno funcionamento saudável de uma empresa é o fluxo de caixa. Toda empresa, de pequeno a grade porte, deve ter profissionais competentes que estejam sempre fazendo a análise de sua situação financeira. Somente assim se pode ter um efetivo equilíbrio econômico.

Leia também:  Os 5 Livros mais inspiradores que todo empreendedor deve ler!

O que é o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é um recurso usado pelas empresas para ter uma visão geral de sua condição financeira. Isso é, conseguir ter a percepção ampla de entrada e saída dos recursos financeiros em um período pré-determinado.

Facilita muito o dia a dia dentro das corporações, pois, usando essa ferramenta é possível saber com precisão quais são os valores a pagar com as obrigações e quais valores serão recebidos. E dessa forma, pode se ter a perspectiva de como será o saldo da empresa.

Um recurso que ajuda e complementa a função dos profissionais responsáveis pela gestão financeira. O saldo final resultante das análises é chamado de diferença entre recebimentos e pagamentos.

Com o fluxo de caixa, é possível que o gestor saiba com precisão qual é a situação financeira de uma empresa. E com base nos resultados apresentados pela análise, há a possibilidade de criar novas estratégias e escolher um melhor caminho para as futuras ações.

Hoje, pode ser introduzido ao dia a dia dos empreendimentos. A internet faz com que os modelos de planilhas sejam encontrados facilmente nas plataformas online. As empresas costumam fazer esse controle de finanças com ajuda de alguns programas de computador, como a Microsoft Office Excel e também o software Virtuozo.

Capa-03
Saiba mais clique aqui.

A importância do fluxo de caixa e para que serve

O fluxo de caixa é fundamental para o funcionamento das organizações, tanto no auxílio de um maior controle financeiro quanto como uma ferramenta influente para a tomada de decisões futuras.

Quando se pode ter uma visão mais ampla dos valores que entram e saem de uma empresa, estamos aperfeiçoando o seu funcionamento. Com a organização que se oriunda dessa gestão detalhada, é possível compreender como e em que está se gastando mais ou lucrando mais. E se isso realmente vale a pena.

Será possível conhecer as quantias recebidas na venda produtos ou prestação de serviços, o quanto se gasta com imposto com o salário dos funcionários, conta de energia, água, telefone, entre outras coisas.

Está diretamente ligada a capacidade de uma empresa se reinventar. Conseguir perceber em quais aspectos se obtém mais lucro e onde está se gastando mais do que devia, onde pode melhorar.

O gestor poderá notar em quais setores da empresa existe uma carência de investimentos ou em qual área os gastos estão acima do que é realmente necessário. Tendo esses elementos detalhados em mãos, será possível otimizar os processos produtivos, cortando os gastos indevidos e investindo em operações carentes.

leia também: Descontinuidade do Emissor SEFAZ, uma oportunidade para se organizar!

29-1

Um comentário em “Fluxo de Caixa e sua importância na gestão financeira.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s