SAIBA A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL DE GIRO PARA A SUA EMPRESA!

capital-de-giro

O Capital de Giro (CG) é o recurso financeiro utilizado para financiar as operações cotidianas de uma empresa. Por exemplo, a compra de matéria prima, pagamento de fornecedores, pagamento de salários e outras despesas que venha a ter um ciclo de vencimento para o pagamento. Com isso, existe uma necessidade de ter recursos financeiros disponíveis para os pagamentos dessas despesas dentro do ciclo de vencimento estipulado.

É importante ter muita atenção na dinâmica dos fluxos financeiros da sua empresa, pois os ciclos de recebimento, vendas, e pagamentos podem não ser favoráveis ao negócio. Por exemplo, se você compra uma mercadoria com prazo de 40 dias para o pagamento, essa mercadoria fica em média 20 dias no seu estoque até vender. Você vende com prazo de 30 dias de pagamento para seu cliente.

Note que no 40º dia você precisará pagar o fornecedor, mas ainda não recebeu o dinheiro do cliente, que só virá no dia 50º dia ( vinte dias no estoque mais trinta dias para receber do seu cliente). Neste intervalo de 10 dias o capital de giro é o que vai manter sua empresa, é o “dinheiro parado” necessário para honrar seus compromissos e manter sua empresa funcionando.

Uma empresa com este ciclo operacional não está errada. Ciclos como estes, ou até “piores”, são inevitáveis nos modelos de negócios atuais, mas é preciso muito cuidado, como se pode perceber, quanto mais às empresas crescem, mais necessitam de capital de giro.

O ideal é buscar um prazo de pagamento para o fornecedor maior que o prazo de estoque somado ao prazo que você dá ao seu cliente. Ainda assim você vai precisar de CG, mas precisará de MUITO menos e a pressão de um eventual crescimento da empresa será menor sobre os fluxos financeiros.

Virtuozo Gestão Online
Acesse aqui, e saiba mais.

Para isso é preciso que a empresa negocie melhor seus prazos de pagamento com o seus fornecedores e organize a data base para pagamento de suas despesas em geral, mediante a estrutura de pagamento que o fluxo de caixa da empresa possa oferecer.

A estratégia de negociar prazo, tanto com fornecedores, bem como, prazo para os recebimentos dos clientes é de extrema importância, uma vez que, a estrutura do seu negócio possa ser afetada por um mau planejamento do ciclo operacional (pagamentos e recebimentos).

O CG precisa ser acompanhado e monitorado permanentemente, dado que este está sujeito a diversas mudanças no panorama econômico. Cabe destacar que alguns fatores podem comprometer o capital de giro de uma empresa, tais como:

  • Queda nas vendas
  • Aumento na inadimplência
  • Aumento das despesas financeiras
  • Aumentos nos custos

Existe uma fórmula contábil/econômica básica para o calculo do capital giro de uma empresa dentro de um determinado período de tempo (ciclo operacional).

Capital de Giro = Ativo Circulante – Passivo Circulante

  • Ativo Circulante corresponde ao caixa da empresa, saldo bancário, aplicações financeiras, contas a receber e outros recursos que venham como forma de entrada de caixa.
  • Passivo Circulante corresponde às contas a pagar, fornecedores, salários, empréstimos, impostos, dentre outros recursos que venham como forma de saída de caixa.

Administrar o capital de giro do seu negócio significa ter informações para a tomada de decisão em relação ao prazo de venda e ao prazo de pagamentos da empresa, essas informações devem estar contidas no fluxo de caixa e são essenciais para o sucesso do seu negócio.

O software VIRTUOZO pode te auxiliar nessa tomada de decisão.

gustavo-castro

Um comentário em “SAIBA A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL DE GIRO PARA A SUA EMPRESA!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s