AS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS AGINDO COMO ALIADAS DOS GESTORES

joao-paulo

A contabilidade tem como objetivo principal gerar “informações” aos seus usuários, sejam eles internos e externos. E essas informações são obtidas a partir da movimentação do patrimônio da empresa. Sendo que o patrimônio da empresa é o objeto de estudo da contabilidade.

Tomando como base uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, cerca de 30% (trinta por cento) das empresas abertas, fecham suas portas com menos de um ano de atividade, e essa é a realidade em todo o país. Mas, qual seria o motivo dessa alta taxa de falência das empresas?

São várias as respostas para essa indagação, dentre elas temos: A falta de experiência em gestão por parte dos novos empresários, a falta de controle interno e uma das principais a falta de conhecimento do real posicionamento contábil-financeiro de sua empresa, pois a partir da contabilidade é possível extrair valiosas informações, de cunho contábil, econômico e financeiro.

Capa-03
Clique aqui e conheça agora!

A partir da contabilidade é possível desenvolver relatórios (demonstrações contábeis) que demonstram a real posição patrimonial e financeira da empresa, são alguns deles:

  • Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC): Peça financeira de grande importância para os gestores das empresas, pois ela demonstra a movimentação financeira da empresa, confrontando a previsão dos seus possíveis gastos e receitas com o que realmente se realizou. Esse demonstrativo leva em consideração o regime de caixa, que é o registro dos fatos apenas na sua efetiva ocorrência (saída ou entrada no caixa).
  • Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE): É outro relatório de grande importância aos gestores, ele demonstra se a empresa obteve lucro ou prejuízo no período. Nesse demonstrativo é utilizado o princípio da competência, que é o registro do fato independente de sua ocorrência.
  • Balanço Patrimonial (BP): Esse relatório é muito utilizado pelas instituições financeiras para verificar o total do endividamento e da lucratividade da empresa, do patrimônio dentre outras informações pertinentes, antes de conceder alguma linha de crédito a qualquer empresa. O BP tem uma importante função no quesito geração de informações, pois a partir dele é possível ao gestor verificar o retorno que o capital investido na empresa está lhe proporcionando, verificar também sua rentabilidade, lucratividade e o nível da participação do capital de terceiros na sua empresa.

A contabilidade fornece uma extensa lista de informações, e a partir delas é possível desenvolver alguns relatórios, assim como foi exposto acima. Enfim, o gestor possui várias formas de se prevenir de uma possível sazonalidade na sua empresa, por meio do uso correto e contínuo das informações geradas pela contabilidade.

E lembre-se a saúde financeira da sua empresa deve sempre ser preservada!

curriuclum