Como o marketing pode ajudar no funil de vendas?

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A cada dia, aumenta o número de prospects que não querem falar com um vendedor no início do ciclo de compras, o prospect atual gosta de se informar antes com usuários do produto/serviço em questão, levantar maiores informações através das redes sociais e google. Quando o prospect entra em uma loja, quando ele tem a intenção da compra, já está com todas as suas dúvidas sanadas e com opinião formada sobre o produto em si.

Considerando que uma grande parte do papel do marketing é o de engajar prospects nos estágios iniciais do seu ciclo/processo de compras, ou seja, criar uma relação de confiança e estabelecer uma venda favorável a um produto/serviço específico. Hoje podemos dizer que vendas se encontra em situação delicada, não é apenas o ato de vendas e pronto, hoje o consumidor está cada vez mais exigente e querendo mais respaldo das marcas em si.

Se os prospects estão adiando a decisão de compra, é sinal que ele está buscando informações com a área de marketing, e é ai que ele deve estar realmente sendo bem feito, sua equipe de estrategistas deve estar 100% alinhada com seu departamentos de vendas, afim de que todas ações criadas pelo marketing gere o maior número de vendas possível.

Hoje o marketing além de entregar mensagens, entregar desejo e vontade, captura dados de como as pessoas utilizam seu site, como eles buscam informações do seu produto! Estes dados revela os gostos e hábitos de seu cliente e informações preciosas sobre os gostos e desejo deles. Hoje o marketing tem dados de quanto tempo você gasta em cada página do site, em qual aba você ficou mais tempo, tudo isso sendo estudado de forma para impactar no faturamento da empresa.

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O melhor de tudo é que este tipo de dado pode estar registrado no servidor da sua empresa (e não disponível para seus concorrentes) se sua empresa adotar uma solução de automação de marketing. Todas as informações de pontos de contato são coletadas utilizando um único banco de dados organizado para disparo e análise de campanhas. É preciso saber como integrar e quando passar as informações para a área de Vendas de uma maneira simples, num formato intuitivo, de fácil entendimento e que possa ser configurável.

O impacto pode ser grande quando se estuda o perfil de um prospect para planejar e preparar uma abordagem de vendas que seja efetiva e fazendo com que ele tenha uma experiência fantástica com seu produto e que não seja apenas mais uma venda, que seu prospect se transforme em fan dos seus produtos/serviço, embaixador de sua marca.

O grande desafio não é a tecnologia, mas sim apresentar os dados de uma forma que façam sentido, sejam utilizados facilmente e adotados pela equipe de vendas. Marketing e vendas devem decidir conjuntamente as regras de negócios e processos que determinem quais mensagens devem ser entregues em cada tipo de situação, de modo a liberar o pessoal de vendas para trabalharem os leads devidamente qualificados, construírem relacionamentos confiáveis e influenciarem nos processos de compras.

bruno-costa 

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