O quanto vale sua empresa?

 A vida empresarial no ambiente econômico atual é um tanto quanto desafiador, mas o Brasileiro possui o empreendedorismo inserido nas suas origens, e acredito que por este próprio ambiente conturbado de alta carga tributária, mão-de-obra escassa, altas taxas de juros e principalmente o desconhecimento no mundo das finanças que a caminhada se torna muitas vezes tarefa árdua.

 No dia-a-dia presencio histórias de empreendedores que iniciaram suas empresas sem possuir capital, conhecimento do negócio, enfim um plano de negócios definido, e muitas vezes, familiares, amigos, financiamentos em nome de terceiros constituem novas empresas Brasil a fora. Alguns prosperam outros desaparecem no meio do percurso. Neste acompanhamento das empresas tenho a convicção que os controles financeiros, de processos, qualidade no atendimento, a qualidade dos produtos, serviços, definição de metas, objetivos e principalmente a disciplina na execução faz a total diferença.

 Algumas dessas empresas que prosperam ou muitas vezes até mesmo as retardatárias podem encontrar em sua caminhada investidores ou mesmo empreendedores interessados em não somente aportar recursos e sim atuar na gestão, é neste momento em que surge a situação na qual o empresário se coloca com uma série de dúvidas e inquietações, podendo cometer erros que colocam a perder toda a sua história. Ao contrário do que muitas pessoas idealizam o valor de uma empresa não se dá somente por seu imobilizado, ou seja, seu imóvel caso tenha, veículos, estoque, maquinários e assim por diante.

Capa

 O principal valor da sua empresa é o seu resultado que se constrói mês a mês, ano a ano, resultado este que sua carteira de clientes, marca, expertise, quero dizer claramente que patrimônio é uma parte da sua empresa e não o todo. Faço a pergunta para o leitor, De que adianta ser proprietário de uma empresa que possui um imobilizado gigantesco se você não obtém lucro? É neste momento que uma série de justificativas aparecem de ambos os lados (comprador e vendedor), mas o resultado desmonta uma série de argumentos.

 Segundo o Professor de Finanças Alexandre Assaf Neto em seu livro Finanças Corporativas e Valor, a definição de valor de uma empresa é uma tarefa complexa, mas a prioridade na metodologia de avaliação da mais moderna teoria de finanças é o modelo de fluxo de caixa descontado ou seja, se projeta o resultado por um período futuro descontando os investimentos necessários, capital de giro conforme crescimento da instituição e taxa do custo de oportunidade e desta forma encontra-se o valor econômico do negócio. Em uma avaliação do valor da sua empresa pode ser uma estratégia apurar o valor do negócio em si e do imobilizado em avaliações distintas, como forma de ser justo para ambos os lados (comprador e vendedor).

curriuclum-1

Related Posts
Como fazer uma gestão orçamentária
Os 5 livros que todo empreendedor deve ler!
Está contratando? Saiba como escolher o funcionário ideal
5 dicas para impulsionar o seu negócio

Leave Your Comment

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage